Demorou mas nasceu! Finalmente consegui escrever sobre meu 1 mês e meio na Ásia que era minha viagem dos sonhos, finalmente saiu do papel em 2023.
Koh-Lipe Tailândia
Como eu sempre gosto de contextualizar tudo do começo, vou começar contando de como eu desenhei esse roteiro que eu venho planejando a tantos anos…
Desde 2018 eu programo essa trip, finalmente sai do meu trabalho em 2020 mas antes que eu pudesse planejar veio a pandemia. Em 2021 estava ainda tudo fechado por lá, no começo de 2022 estava começando a reabrir. Quando deu junho de 2022 falei: vou começar procurar passagem, de 2023 não passa. Sabia que eu queria ir no início do ano por ser melhor época lá, então comecei a busca pelo item mais caro da viagem.
No início achei uma passagem de R$ 5.500, pela Finn Air, com duas conexões longas na europa. Não me animei, mas o preço estava bom. Deixei rolar pra ver se achava melhor e em alguns dias essa passagem sumiu, nem tinha mais pra vender. Continuei a busca e a mais “barata” era com a Qatar Airways, fazendo conexão em Doha e estava saindo R$ 6.800. Na hora me recusei, falei “não vou pagar isso numa passagem aérea” . Moral da história: paguei.
Passei alguns meses procurando, em todos os sites, mas nesse momento todos os aéreos estavam disparados de caros, o mundo estava voltando a viajar. Com muito incentivo do meu namorado, que falou que eu não poderia cancelar a viagem, na qual eu já tinha juntado dinheiro, só porque a passagem estava cara, em outubro de 2022, comprei.
A partir daí foi planilha de Excel pra cima e para baixo, até achar o melhor roteiro e encaixar tudo que eu queria fazer hahaha não foi fácil.
▷ O ROTEIRO
Desde o começo eu sabia que queria ficar 45 dias, achava o tempo ideal. Na última que eu viajei por 3 meses, senti que no final já não estava aproveitando muito, o cansaço bate. Melhor coisa que eu fiz, o tempo foi perfeito pra mim.
Fora o tempo, também sabia que tinha que fazer trabalho voluntário, sempre quis fazer um na Ásia. No começo estava pesquisando para fazer no Vietnã, mas depois achei uma vaga no Camboja como professora de inglês em uma escola no subúrbio de Siem Reap (nunca tinha dado aula na vida) mas mesmo assim me apliquei e fui.
No final, meu itinerário ficou assim:
Já colei minha tabela inteira do excel para vocês verem como foi difícil desenhar esse roteiro, sem eu precisar gastar muito dinheiro hahaha
mas eu mudaria algumas coisas nele, iria inverter a ordem para talvez pegar passagens mais baratas, gastei bastante com deslocamento. A Ásia no geral é bem barato, hospedagem e alimentação compensa. Caro mesmo e passagem do Brasil hehe
1º - TAILÂNDIA, O PRIMEIRO PAÍS DA VIAGEM
Bom, já era meio obvio que eu começaria por pela Tailândia, até porque meu voo era para Bangkok então a primeira parada foi lá. E claro, era o lugar que eu estava mais ansiosa para conhecer, mas como puderam ver eu deixei para fazer as ilhas no final da viagem, então até o final a ansiedade estava batendo.
Vai ter post do meu roteiro completo da Tailândia, explicado dia a dia, mas no geral foram 18 dias no país divididos assim:
✦ Bangkok - 4 dias
✦ Chiang Mai - 4 dias
✦ Krabi - 3 dias
✦ Koh Phi Phi - 4 dias
✦ Koh Lipe - 3 dias
Achei meu roteiro lá perfeito, não mudaria nada. Algumas coisas ficaram de fora como: Phuket e as ilhas do outro lado do país como Koh Tao, Koh Phangan, mas mesmo assim achei tudo ótimo.
2º - VIETNÃ, SEGUNDO PAÍS DA VIAGEM
Eu cheguei no Vientã vindo de Chiang Mai na Tailândia, tinha achado um voo direto num preço ok e peguei ele mesmo.
✦ Hanoi - 4 dias (com Halong Bay) ✦ Hoi An - 3 dias
✦ Ho Chi Minh - 3 dias
Halong Bay - Hanói
Vietnã foi um país que me surpreendeu muito. Um povo muito solícito, um país muito diferente que carrega uma história difícil, assim como outros da Ásia mas que mesmo com tudo isso não deixou de perder a alegria de viver.
Vou te confessar que Hanói não me agradou muito, não tem muita coisa pra ver lá. Tirando o cruzeiro por Halong Bay que vale SUPER A PENA, a cidade em si dá para ser vista em 1 dia.
Agora as outras cidades no centro do país e no sul, valem super a pena a visita! Principalmente Hoi An que eu me apaixonei, até Da Nang onde tem a Golden Bridge, paisagens de tirar o folego.
3º - CAMBOJA, PARA FECHAR COM CHAVE DE OURO
E para finalizar meus 3 países conhecidos pelo sudeste asiático: Camboja.
Vamos dizer que minha passagem lá foi turbulenta e pretendo explicar os detalhes em um post só pra ele hahaha mas como eu disse, foi meu escolhido para realizar um trabalho voluntário.
✦ Phnom Penh - 3 dias
✦ Siem Reap - 14 dias
Meu trabalho foi em Siem Reap, uma das cidades mais visitadas do Camboja. O país é sim um dos mais pobres de toda a Ásia, e você consegue ver bem o quão precário é quando foge dos centros com pontos turísticos e vai mais pra área rural, que foi onde eu fiquei.
Apesar de tudo que aconteceu (tive uma intoxicação alimentar grave) eu levo essa historia como aprendizado, pra mim tudo vale a pena e eu finalizei esse voluntariado com muito orgulho de mim.
▷ DINHEIRO: CARTÃO OU CASH
Eu já estou bem acostumada viajar com dinheiro, pra mim era a melhor opção para não pagar IOF do cartão. Agora com o surgimento de novos cartões com IOF baixo (nomad, wise) ficou mais fácil ainda de viajar sem se preocupar com dinheiro.
A maior parte da grana eu levei em cash e levei um pouco no cartão também só por precaução. Eu ficava 24/7 com a doleira em mim, porque sempre estava compartilhando quarto então todo cuidado é pouco
▷ CHIP DE CELULAR:
Eu sempre compro o chip de celular assim que desembarco no país. É a melhor internet e a mais barata também. Sempre nos desembarques dos aeroportos tem uma empresa de telefonia local vendendo chip.
Eu tive problema só no Camboja, porque cheguei no país por vias terrestres (ônibus) e não achei nenhum lugar vendendo chip, eu até achei aquele chip físico mas meu celular usa o E-SIM ai precisei achar uma empresa certa para ativar, mas da certo sim.
Tarifas dos planos de internet na Tailândia - empresa que escolhi foi a D-TAC
▷ APLICATIVOS QUE UTILIZEI MUITO NA VIAGEM:
- GOOGLE MAPS:
Meu melhor amigo na viagem, com certeza. Perfeito para você utilizar transporte público na cidade, você coloca qual rota quer fazer e ele te dá a direção certinha, qual ônibus ou metrô pegar, é ótimo.
- GRAB
Na Ásia não existe Uber, e sim o GRAB. Ele é igualzinho qualquer aplicativo de transporte, nele você também tem opção de pedir comida e pedir grab moto que é bem mais barato.
- GOOGLE TRADUTOR
Nem preciso explicar muito né? Apenas não tem como não ter no celular hahaha muitos dos lugares que eu passei não tinha ninguém falando inglês e até mesmo no mercado as vezes eu precisava de uma ajuda para ler embalagens e rotulos.
- XE CURRENCY
App para fazer cotação, bem rápido e fácil (mas quem converte não se diverte)
- TRIP ADVISOR
Ótimo para ver avaliação de algum restaurante ou as atrações de algum lugar
▷ QUANTO EU GASTEI NA VIAGEM TODA?
Aí você terá que dar um pulinho lá no meu insta pra descobrir > @vicviaja_ rsrsrs
> Espero que esse post tenha te ajudado a planejar sua viagem para a Ásia. Compartilha com os amigos e me segue no instagram (@vicviaja_) onde eu posto mais detalhes dos meus dias por lá. <
LEIA TAMBÉM:
Comments