Quando estava pesquisando sobre meus dias por Dubai, tentei de todos os jeitos encaixar Abu Dhabi no roteiro. Tinha poucos dias pelo pais, mas fazia questão de visitar essa cidade e conhecer a grande Sheikh Zayed Mosque.
foto: theculturetrip
Os Emirados Árabes são formados por 7 emirados (Abu Dhabi, Dubai, Xarja, Ajmã, Umm al-Quwain, Ras al-Khaimah e Fujeira) sendo Abu Dhabi a capital e o mais extenso (dizem que o mais rico também) e Dubai o mais populoso.
Esse país relativamente novo (apenas 48 anos), tem como linguá oficial o árabe, a religião muçulmana e possui uma das economias mais desenvolvidas no oriente médio, graças ao petróleo. Vale lembrar também, que cada Emirado tem seu próprio Sheikh e sua própria soberania. Mas juntas possuem um presidente, que é o Sheikh de Abu Dhabi (Khalifa bin Zayid Al Nahyan). É impressionante ver o que eles construíram no meio do deserto.
Com 1,5 milhões de habitantes, é uma cidade extremamente moderna, limpa e segura.
Sozinho, Abu Dhabi detém 9% do petróleo e 5% do gás natural de todo o planeta. Mesmo assim, o governo tem a intenção de diminuir a dependência do petróleo e gerar mais riqueza com investimentos no setor imobiliário, de negócios e turismo.
▷ COMO CHEGAR:
Abu Dhabi tem um aeroporto internacional, mas sua cia aérea ETIHAD não opera no Brasil. Então, você pode voar de Emirates parar em Dubai e depois ir até Abu Dhabi.
Quando eu estava montando meu roteiro, pesquisei MUITO em como ir de Dubai para Abu Dhabi, claro gastando pouco. A maioria dos blogs que eu li indicavam pegar um taxi, alugar carro e etc. Como eu estava sozinha, essa não foi uma opção muito barata pra mim não. O que eu fiz? Fui na raça e me dei bem. O transporte público de Dubai funciona MUITO bem, tudo que eu fiz lá durante os 4 dias foi usando transporte público, não peguei táxi NENHUMA vez acredite se quiser. Bom, peguei um metrô e fui quase até a ultima estação "Ibn Battuta", em frente a essa estação tem uma rodoviária a céu aberto. São vários ônibus que saem de lá pra Abu Dhabi, tem de 1 em 1 hora. A passagem custou em torno de 30 AED (R$ 30) apenas a ida. A última parada desse ônibus é na rodoviária de Abu Dhabi, onde lá você pode pegar um táxi ou um outro ônibus para conhecer a cidade. SUPER fácil
▷ QUANDO IR:
Como todo o pais, o clima é super quente podendo chegar aos 45º facilmente. Minha dica é tentar ir entre dezembro a abril, quando a temperatura está mais amena. Em media, os meses mais quentes são: Maio, Junho, Julho, Agosto e Setembro
Fui em fevereiro de 2018 e o clima estava ótimo.
média de temperatura:
média de chuva:
fonte: quatocustaviajar
▷ ROTEIRO:
Eu estive na cidade apenas por 1 dia, infelizmente fiz apenas um bate e volta de Dubai. Mas se você tem flexibilidade separaria 2 dias por lá para conhecer os pontos principais.
➜ Sheikh Zayed Mosque
Sheikh Zayed Mosque, a principal atração da cidade. A mesquita começou a ser construída em 1996 e ficou pronta em 2008. Infelizmente, Sheikh Zayed morreu em 2004 e não a viu pronta. Com 165.000 m2 de puro mármore branco e capacidade para 40 MIL pessoas, esse templo religioso foi um dos lugares mais incríveis que já conheci, sua grandiosidade impressiona.
Muitas pessoas pensam que a Sheikh Zayed Mosque é a maior do mundo, mas não. Sua área é de 22.412 metros quadrados, cobrindo um espaço equivalente a quase quatro campos de futebol.
foto: guiamelhoresdestinos
A Mesquita conta com entrada gratuita e abre diariamente entre as 9h00 e as 22h00 (última entrada às 21h30), exceto nas manhãs de sexta-feira (dia santo do Islã), quando abre entre as 16h30 às 10 da noite. Mas fique atento, no período do Ramadã (época sagrada cuja data varia todo ano) o horário de funcionamento é diferente: ela abre de sábado a quinta-feira das 9h às 13h (não abre sexta)
Regras de vestuário são bem restritas para entrada na mesquita, mas lá mesmo é oferecida a roupa para você entrar, segue:
➜ Museu Louvre Dubai
Minha segunda parada lá foi o Louvre de Abu Dhabi. Foi inaugurado em 2017 e chama atenção pela sua arquitetura. Foi construído quase inteiro sobre o mar e sua obra custou 1 bilhão de dólares.
É o primeiro Louvre fora da França, e sabe-se que o governo de Abu Dhabi e o governo francês fizeram um acordo de 500 milhões de dólares para uso do nome Louvre por 30 anos. O ingresso custa 63 AED por pessoa.
ps: eu não entrei, porque achei meio salgado o preço. Porém, vale a visita porque o lugar é lindo.
▷ LUGARES QUE EU NÃO FUI, MAS RECOMENDO:
➜ Emirates Palace
Esse luxuoso hotel 5 estrelas de Abu Dhabi, ganhou fama pela sua arquitetura e a quantidade de ouro usada na sua construção. Estima-se que sua construção custou mais de 3 bilhões de dólares, mais “barato” apenas que o Marina Bay Sands de Cingapura.
foto: booking
Lá é encontrado o famoso caixa eletrônico de barras de ouro e também tem café com pó de ouro e doces de confeitaria com o ouro comestível. Ou seja, só ostentação.
Tem suítes lá que passam de R$50.000 a diária.
foto: fantastichoteis365
➜ Ferrari World Abu Dhabi
O parque da Ferrari foi inaugurado em 2010 e atrai turistas do mundo todo. Abre às 11h e fecha às 20h, e o preço é um pouco salgado. Precisa ficar pelo menos metade do dia para ir em todos os brinquedos (e pegar a fila). O parque tem a mais rápida montanha russa do mundo, Formula Rossa, que alcança 250km/h em 4.9 segundos.
Os ingressos custam a partir de 275 AED.
Essas foram minhas dicas de Abu Dhabi <3
Compartilha com os amigos e me segue no insta (@vicviaja_) para mais informações! Até a próxima
Comments