O primeiro passo para você tirar seu sonho do papel e realizar uma viagem internacional é TIRAR O PASSAPORTE. Fique tranquilo, o processo é bem simples e você não terá muitas complicações, afinal o passaporte é um direito básico do ser humano.
Você precisará do passaporte para entrar em outros países, com exceção do MERCOSUL que você pode entrar apenas com o RG. Mesmo não sendo necessário nesses países (Argentina, Uruguai, Paraguai) é uma grande vantagem ter o passaporte porque você pega filas mais rápidas agora que nossos registros de entrada e saída são feitos por leitores automatizados.
O documento é emitido pela polícia federal e você precisará comparecer a um de seus postos duas vezes: uma para tirar as digitais e fazer a foto e outra apenas para retirar o passaporte pronto.
Para tirar todas as suas duvidas, elaborei esse passo a passo de como solicitar e emitir o passaporte na Policia Federal no Brasil. Vamos lá:
➜ 1. Faça a solicitação online
Para você dar entrada no seu passaporte, entre no SITE da polícia federal e preencha o formulário eletrônico de solicitação de passaporte (https://servicos.dpf.gov.br/sinpa/inicializacaoSolicitacao.do?dispatch=inicializarSolicitacaoPassaporte)
O formulário é bastante simples e rápido de ser preenchido. São quatro telas, com dados pessoais, documentos e dados complementares (profissão, e-mail e endereço).
Depois de preencher, revise bem seus dados antes de enviar.
➜ 2. Pague a taxa
Terminado de enviar, clique para gerar o boleto de Guia de Recolhimento da União (GRU). Atualmente a taxa é de R$ 257,25. O boleto pode ser pago no banco, lotéricas ou pela internet.
Você só poderá fazer o agendamento do atendimento depois que o pagamento for aprovado. Geralmente o sistema libera o acesso no dia seguinte ao pagamento, quando é feita a compensação bancária.
➜ 3. Agende o atendimento na PF
Quando esse pagamento estiver confirmado, você poderá fazer o agendamento eletrônico da sua visita a um posto da Polícia Federal. Acesse novamente o site da PF, dessa vez no link Agendamento de Atendimento. Caso esteja solicitando para mais de uma pessoa você pode agendar o todos de uma só vez.
site: https://servicos.dpf.gov.br/sinpa/jsp/v2/agendamento/paginaInicial.jsp
Após acessar com o CPF, número de protocolo e data de nascimento, o sistema indicará as cidades e postos disponíveis, bem como os dias e horários livres em cada um deles.
➜ 4. Separe os documentos
Agora, você precisa separar os documentos originais necessários para apresentar no posto da Polícia Federal. São eles:
- Documento de identidade (pode ser a Carteira de Identidade (RG), carteira funcional reconhecida por lei federal, Carteira de Habilitação com foto ou Carteira de Trabalho. O passaporte anterior também é válido. Detalhe: caso tenha mudado de nome leve também a Certidão de Casamento)
- CPF
- Autorização para menos de 18 anos
Não é mais necessário apresentar título de eleitor, comprovantes de votação ou de serviço militar, no caso dos homens. No entanto, é necessário que você esteja regular com a justiça eleitoral e serviço militar, pois é feita uma checagem no momento da emissão do passaporte. Por via das dúvidas, tenha em mãos:
- Comprovante de pagamento da GRU
- Certidão de quitação eleitoral (você pode emitir aqui) http://www.tse.jus.br/eleitor/servicos/certidoes/certidao-de-quitacao-eleitoral
- Documento que comprove a quitação com o serviço militar para homens entre 19 e 45 anos.
➜ 5. Vá ao posto da PF
No dia e horário marcado, apresente-se ao posto da polícia federal com os documentos em mão. Eles confirmam seus dados e a documentação, tiram sua foto e pedem pra você revisar mais uma vez todas as informações.
Importante: não é necessário levar fotografia, pois ela será tirada pela Polícia Federal no momento do atendimento. A exceção é no caso de crianças com menos de 3 anos, que exigem uma fotografia facial no tamanho 5×7, recente, colorida e com fundo branco.
Feito isso, é só aguardar ficar pronto. O prazo geralmente é de seis dias úteis e eles te entregarão um protocolo com a data provável de entrega.
➜ 6. Retire o passaporte
Quando o seu passaporte estiver pronto, compareça ao posto com um documento de identidade original e faça a retirada. A entrega é feita apenas ao titular. No caso de menores de idade, eles devem comparecer acompanhados dos pais ou responsáveis legais. O passaporte é cancelado se não for retirado em até 90 dias. A validade do passaporte é de dez anos, se o seu está próximo do vencimento pode tirar um novo antes de expirar, seguindo os passos acima.
A Polícia Federal mantém uma página de dúvidas frequentes em seu site, com informações sobre passaportes para menores de idade, para estrangeiros e demais assuntos.
Qual a validade do passaporte brasileiro?
No geral, a validade do passaporte brasileiro é de até 10 anos. Mas, se o passaporte pertencer a um menor de 18 anos, a sua validade muda de acordo com a sua idade. Olha só:
0 a 1 ano incompleto – validade de 1 ano
1 ano completo a 2 anos incompletos – validade de 2 anos
2 anos completos a 3 anos incompletos – validade de 3 anos
3 anos completos a 4 anos incompletos – validade de 4 anos
4 anos completos a 18 anos incompletos – validade de 5 anos
18 anos completos ou mais – validade de 10 anos
Compartilha com os amigos e me segue no instagram (@vicviaja_)
➤ Todos os links desse post são parceiros do blog. Você não paga nada a mais para clicar neles, MAS me ajuda a receber uma pequena comissão. Se você gosta do meu trabalho, utilize os links e colabore com o blog. Obrigada ❥
Comments