top of page
Buscar
Victoria Bueno

Dicas de Dubai - Quando ir, transporte público, câmbio, visto...

Atualizado: 27 de out. de 2020

Viajar para Dubai

Dubai é a maior cidade dos Emirados Árabes e também a mais moderna. Apesar de -quase- tudo ser artificial é realmente uma cidade surpreendente. Com apenas 50 anos de idade, impressiona na sua arquitetura moderna, hotéis luxuosos e como eles montaram a cidade totalmente voltada para o entretenimento. Não é a toa que em tão pouco tempo Dubai conquistou uma das melhores economias do Oriente Médio e está entre os lugares mais ricos do mundo.

Viagem Dubai

Os Emirados Árabes são formados por 7 emirados: Dubai, Abu Dhabi, Xarja, Ajmã, Umm al-Quwain, Ras al-Khaimah e Fujeira. Um emirado é como se fosse um estado, sendo assim, é como se os Emirados Árabes tivessem 7 estados, mas cada uma com seu Sheikh (líder). A população de Dubai é de aproximadamente 3.3 milhões de habitantes e compreende-se em quase 90% de estrangeiros.




QUANDO IR A DUBAI:


A melhor época para visitar Dubai é entre outubro e abril, quando as temperaturas ficam mais baixas e você não precisa derreter no calor do deserto.


Os outros meses de junho a setembro, o calor pode estragar a viagem. Espere temperaturas perto dos 45/50 graus. Porém, tem um lado bom: os preços dos hotéis diminui. Não sei qual sua relação com calor, mas se você não se importar, fica ai o lado bom.


Outra coisa que é bom lembrar, sobre o feriado do Ramadã. É a época do ano que os muçulmanos jejuam do nascer ao pôr do sol. Nesse período, o expediente de trabalho é reduzido, casas noturnas não abrem e os bares só abrem após às 19h. Fica bem complicado turistar nessa época. Então, antes de organizar sua viagem pelos Emirados, consulte o dia do Ramadã, porque ele não tem data fixa, muda todo ano.



VISTO PARA DUBAI:


Brasileiros não precisam mais de visto desde junho 2018. Eu fui em fevereiro de 2018 e paguei R$ 500 reais para um visto de 5 DIAS! hahahah carissimo.

Dessa forma é possível visitar o país por até 90 dias a cada 12 meses apenas com um carimbo na entrada. A única exigência é apresentar um passaporte com ao menos seis meses de validade pela frente.


VOCÊ SABIA QUE PODE ESTUDAR INGLÊS E TRABALHAR LEGALMENTE EM DUBAI?


ROUPAS:


Muitas pessoas se perguntam como é a vestimenta por Dubai, se precisa andar com braços e pernas cobertos mas vou falar minha opinião. Dubai é uma cidade que mais de 80% dos moradores são TURISTAS, então é um lugar mais flexível do que os outros emirados (por exemplo, Abu Dhabi é um pouco mais conservador). Quando eu estive lá até usei shorts e regatas e ninguém olhou diferente nem nada, porém, não abuse do shorts muito curto e nem do decote. Se tiver roupas mais largas, como saia longa uma bermuda são super aceitos por lá.


Sobre biquíni/maio na praia, também eh bem tranquilo. Eu usei e todo mundo a minha volta estava usando.


Para MESQUITAS ai eu já aconselho pra você não usar shorts e levar um lenço para cobrir a cabeça se for preciso. Na Sheik Zayed Grand Mosque, em Abu Dhabi, são oferecidas as longas “Abayas” pretas, que são vestimentas típicas das muçulmanas nos Emirados.


CÂMBIO:


A moeda dos Emirados Árabes é o Dirham (AED) e o câmbio é muito parecido com o real, sendo R$ 1,20 equivalente a 1 AED. Muitos lugares aceitam dólar e euro, mas o dólar é a moeda mais indicada para troca de dinheiro por lá.


Assim que eu pousei troquei um pouco de dinheiro no aeroporto mesmo para chegar até o hotel. O resto do meu dinheiro eu troquei nos shoppings que tem uma cotação melhor. Levei Dólar.



TOMADA


Tomada com 3 pinos:



SEGURANÇA:


Dubai é uma das cidades mais seguras do mundo, índice de criminalidade quase 0. Mas como todo em lugar do mundo, principalmente quem esta viajando sozinha (o) ter atenção redobrada.


TRANSPORTE PÚBLICO:


Você dificilmente conseguirá explorar Dubai a pé. A cidade é gigantesca e as atrações são bem longes uma das outras e não preciso nem comentar o calor agradável que faz na cidade né? É quase uma tarefa impossível andar a pé por lá.


Como tudo na cidade, o transporte público funciona perfeitamente bem e atende os principais pontos. As cabines têm assentos acolchoados, ar condicionado, também tem vagões dedicados a mulheres e crianças e estações com ar-condicionado.


Existem 2 linhas disponíveis de metrô (vermelha e verde), vale também usar o tram e o trolley. Existe também o ônibus que chega até partes mais afastadas da cidade, mas seu uso é mais complicado e não tanto intuitivo. Os sistemas de metrô, tram, trolley e ônibus são integrados e podem ser pagos com o mesmo cartão.


A Linha Vermelha do metrô percorre a área mais moderna da cidade e boa parte das atrações, como a Dubai Marina, Jumeirah Beach, etc, além do Aeroporto Internacional de Dubai.


A Linha Verde do metrô é dedicada à parte mais antiga de Dubai e facilita o acesso a quem deseja visitar o Dubai Creek, o Gold Souk e o Spicy Souk. As duas linhas se conectam em duas estações: Burjuman e Union.


A linha do Tram de Dubai atende à região litorânea da cidade. Ele conecta o metrô ao monorail da Palm Jumeirah e também permite transitar pela Dubai Marina. As conexões com o metrô acontecem nas estações Jumeiras Lake Towers e Dubai Marina e a conexão com o monorail acontece na estação Palm Jumeirah.  


Valor da passagem:


O valor da passagem é cobrado por zonas, então você só paga no FINAL da viagem, por isso, você precisará do tíquete para entrar e também sair. Na primeira vez vai ser complicado de entender, mas você se acostuma.


Há diversos tipos de tíquetes e passes, os cartões são chamado de NOL, para quem deseja usar o metrô. Os NOL são divididos em: Silver, Gold, Blue, Personalized Gold e Red. Como o cálculo por zonas é um pouco complicado, sugiro para a primeira vez comprar nos caixas com atendente.


O NOL Red é o mais recomendado para os turistas que ficarão poucos dias na cidade e usarão intensamente o metrô. O Red oferece passes diários ao custo de AED 20 (vagão comum), com direito a número ilimitado de viagens e troca de zonas.


Horário de funcionamento: Sábado a quinta, das 6h às 23h; sextas, das 14h à meia-noite.


BIG BUS TOUR:


Outra opção de transporte em Dubai, é o Big Bus Tour. Eu comprei o Big Bus tour e achei ótimo. Ele é estilo hop on hop off e atende todos os pontos turísticos importantes. Não peguei taxi nenhuma vez, só algumas vezes usei o metro. Porém, achei o valor um pouco salgado paguei 85 dólares na época para usar ele todos os 4 dias que eu estava lá. Dubai é uma cidade que dificilmente você conhecerá a pé, tudo é bastante longe, então ou você precisará do metro ou taxi.


SEGURO VIAGEM:


Antes de viajar, contrate um SEGURO VIAGEM para viajar com tranquilidade e sem imprevistos. Faça uma cotação com a TRAVELMATE clicando aqui.


Espero que esse post tenha te ajudado a planejar sua viagem para Dubai.


Compartilha com os amigos e me segue no instagram (@vicviaja_)

➤ Todos os links desse post são parceiros do blog. Você não paga nada a mais para clicar neles, MAS me ajuda a receber uma pequena comissão. Se você gosta do meu trabalho, utilize os links e colabore com o blog. Obrigada ❥


LEIA TAMBÉM:




398 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page