top of page
Buscar
  • Victoria Bueno

Huaraz - 4 dias explorando a capital do trekking no Peru

Atualizado: 23 de ago. de 2022

Huaraz é uma cidade localizada a 400km de Lima e um dos lugares mais lindos que já conheci na vida. Pra quem é fã de aventura, trekking e pra quem não é também, vai ficar de queixo caído com as paisagens desse lugar. Vou detalhar meus dias por lá e dar várias dicas desse paraíso.


Huaraz ainda é pouco explorada pelos brasileiros mas já é velho conhecido dos europeus. A cidade fica 3.000M de altitude entre a cordillera blanca e negra e é a cidade mais bem estruturada para receber os viajantes que queiram fazer as trilhas da região.


Os trekkings na cordillera blanca (considerada um dos melhores destinos do mundo para trekking) e o Parque Nacional Huascarán, considerado Patrimônio da UNESCO, são as maiores atrações da região e é lá que se encontram as lagunas e os picos nevados mais lindos do Peru


ROTEIRO COMPLETO 4 DIAS EM HUARAZ


COMO CHEGAR EM HUARAZ:


Saindo de Lima:

Onibus CRUZ DEL SUR - 90 soles o trecho (mais ou menos R$130 no cambio da época) sai da rodoviária PLAZA NORTE.


ps: tem opções mais baratas do ônibus, mas preferi pegar o LEITO que você vai deitada, vira quase uma cama, muito confortável e eles também servem um lanchinho.


ONDE SE HOSPEDAR


Hostel Akilpo - paguei em média R$ 35 a diária / quarto compartilhado 4 camas


O hostel é ótimo, funcionários super prestativos e tudo bem limpinho! Eles também tem a própria agência dentro do hostel, fechei todos os passeios com eles mesmo.


Atualização/2022: acredito que o hostel tenha fechado, infelizmente. Não consigo contato lá e nem acho mais para reservar


CÂMBIO


A cidade de huaraz é bem pequena, da pra fazer tudo a pé e lá as melhores cotações são de EURO OU DÓLAR . Achei apenas um lugar lá trocando REAL e não estava com boa cotação.


Como estava em Lima troquei REAL lá e a cotação tava bem boa na rodoviária.


PASSEIOS


Dividi meus dias lá da seguinte forma:


Dia 1:


Cheguei em Huaraz mais ou menos 12h, nesse dia preferi não fazer nenhum trekking para aclimatar com a altitude, conhecer a cidade, ir no mercado.


Aconselho nesse dia ir no mercado, comprar snacks que você irá utilizar nas trilhas e um galão de água para deixar no hostel e ir abastecendo suas garrafinhas.


Dia 2:


Laguna Parón


Esse é considerado o trekking mais leve por ter apenas 1km de extensão. Ele é bem curto, mas tem bastante intensidade. A subida é bem íngreme e por ser o primeiro dia eu acabei sentindo bastante. Ele chega a 4.200M de altitude e eu demorei em torno de 40min pra subir. A vista compensa, é SURREAL lá em cima.


➜ 1 km de trilha (para ir até o mirante)

Altitude 4.200M

➜ 50 soles (preço do tour) 5 Soles (entrada do parque)



Dia 3:


Glaciar Pastoruri


Bom, segundo dia na cidade, ta na hora de partir pra um desafio maior. A trilha até o glaciar é de 5km e você vai chegar a uma altitude de 5.000M. É a maior altitude de todos os passeios. Leve bastante água, folha de coca e se agasalhe bem, acaba nevando bastante la em cima. Como não tem tanta subida, achei uma trilha bem leve, o que pega mesmo é a altitude.


5 km de trilha Frio chega a 0° Altitude chega a 5.100 30 soles (preço do tour)

30 soles (entrada no parque) .



Dia 4:


Laguna 69


Eu esperei a viagem toda por esse dia hehehe a laguna 69 é uma das maiores atrações de Huaraz e só quem foi entende a energia desse lugar. Mas não é tão fácil chegar lá: foram 14km de trilha e a altitude chega a 4.700M. Foi uma superação pessoal, não foi fácil pra mim porque era a primeira vez que estava fazendo esse tipo de trilha mas o ULTIMO KM, Deus me ajude!! hahahaha o caminho inteiro é surreal, se um dia tiver oportunidade. vá!


➜ 14 km de trilha

Frio chegou a 8º

Altitude começa em 4.200 e chega a 4.900 aproximadamente

30 SOLES (preço do tour)

30 SOLES (entrada no parque) .



DICA EXTRA:


Quem tiver um diazinho a mais lá indico a: Laguna Churup. Não consegui visita-la mas ela é incrivelmente linda.


QUANDO IR PARA HUARAZ


A alta temporada em começa em maio e se estende até setembro/outubro. O tempo na cordilheiras é bem inconstante e pode mudar sempre, nessa época o clima está mais estável e as temperaturas são mais amenas (menos frio).


A baixa temporada vai de outubro a abril. No verão, com chuva e muito frio, não há saídas para os trekkings mais longos do Parque Nacional Huascarán, porém os passeios mais curtos estão liberados.


Eu fui em setembro e peguei o clima ótimo.





QUAL AGÊNCIA ESCOLHER


Pela cidade você vai encontrar diversas agências que oferecem os passeios pela região. Eu fechei os meus no hostel em que me hospedei (AKILPO) eles tem esse serviço para comodidade dos hóspedes e foi tudo ótimo. O preço estava compatível com o das outras empresas e não tive o que reclamar. Fechei diretamente quando cheguei lá e você pode reservar com 1 dia de antecedência, então o que eu fiz assim que cheguei lá reservei meu primeiro passeio pro dia seguinte, quando cheguei vi que tinha sido tudo ok e fechei pros outros dias.


Você vai encontrar outras empresas que oferecem um passeio mais privado com menos pessoas por grupo, porém você irá pagar bem mais caro.


Minha dica é: se você encontrou alguma agência que gostou por lá pesquise por ela no google, sempre tem avaliação de outros viajantes.





Gostou? Compartilha com os amigos que também querem visitar Huaraz e leia os outros posts do blog!


Meu instagram: @vicviaja_


Até a próxima.

1.647 visualizações0 comentário

compartilhando dicas com quem gosta de viajar

  • Facebook
  • Pinterest
  • Instagram
bottom of page