Em julho de 2017 fiz minha primeira viagem sozinha e meu primeiro trabalho voluntário. Mas o sonho já veio muito antes disso, lá pras 2015 quando coloquei na minha cabeça que queria fazer um voluntariado fora do país. Estudei vários destinos, várias oportunidades até que cheguei a conclusão que para primeira viagem eu iria para Africa do sul.
Trabalho voluntário África do Sul
minha primeira foto lá <3
Por conta de preocupação da família e por ser inexperiente no assunto, fechei com uma agência de intercâmbio (recomendo MUITO) e o processo foi bem simples. Eu procurei a empresa e eles me apresentaram quais projetos tinham, eu sempre quis que fosse com crianças e assim foi. Escolhi um projeto que acontecia na cidade de Chintsa East, região costeira do país e muito pouco explorada por brasileiros. Procurei muito sobre a cidade pelo google e achei QUASE nada falando sobre. Espero que esse relato ajude alguns viajantes que estão pensando em ir pra lá.
Senti muita insegurança do inicio até chegar na cidade, normal de primeira viagem né? No momento em que eu pisei na creche que trabalharia, parece que o medo foi embora e eu só sentia gratidão por estar lá. Essa viagem mudou minha vida e me mostrou que eu era capaz de ir pra qualquer lugar sozinha.
Sobre o fato de ir com uma agência, eu sempre falo que recomendo muito. Você se sente mais segura porque vai ter uma pessoa no Brasil cuidando de qualquer coisa que aconteça, fora as condições personalizadas de pagamento.
Meu programa com a agência foi: eu pagava uma taxa e tinha incluso o projeto, hospedagem, alimentação e transporte. Eu desembarquei no aeroporto de East London e tinha uma pessoa me esperando para ir até Chintsa. Tinha eu e mais algumas meninas voluntárias porém elas não iriam pro mesmo projeto que eu. A van me deixou em uma casa onde eu passaria as próximas 2 semanas. A casa era linda, com vista para o mar. Junto comigo tinham um pai e uma filha e mais um casal, todos dos Estados Unidos. Somente eu ficaria na creche e os 4 foram para uma outra escola.
Apesar de pequena, Chintsa tem bastante escolas e creches para onde são direcionados os voluntários. A cidade (que mais é uma vila) é mais conhecida por ter casas de férias de pessoas dos Estados Unidos e da Europa. Durante as férias o lugar fica bem cheio (me contaram, porque quando eu fui já tava no final de julho hehe)
DIA A DIA DE VOLUNTÁRIA:
No primeiro dia de trabalho, a van me buscou as 8 da manhã e me levou direto pra creche. O lugar era em uma comunidade, com chão de terra e casinhas bem pequenas. Por onde eu passava todo mundo olhava, me dava oi e me tratava com muito carinho. Cheguei, conheci as crianças e fui me adaptando ao local. Meu trabalho era basicamente ajudar a dona da creche (ela era sozinha e mais 38 crianças), dar comida para eles, brincar durante a tarde. Poucas pessoas lá falavam inglês e esse era o maior desafio, ensinar inglês as crianças. Na creche a gente só ajudava com o básico: contar e alfabeto. Depois na escolinha elas iriam aprender a falar.
Como fazer trabalho voluntário na África?
Reuben foi quem fundou a creche e Aviwe era a filha dele que cuidava de tudo, 2 pessoas muito amorosas que eu criei um carinho imenso. Posso dizer que foi tudo maravilhoso, o pessoal que tava comigo na casa, as pessoas na comunidade, as crianças. É um mundo completamente diferente, onde mal pega sinal de celular e ninguém ta nem ai com isso. Na vila tem um centrinho onde tem um mini mercado e um barzinho que serve comidas bem gostosas.
Bom, o amor foi tanto que não deu nem 1 ano eu voltei para Chintsa hehehehehhe não me aguentei de saudades. Sentia que precisava ir mais uma vez, e mais uma vez, melhor decisão da minha vida.
➜ Agora vamos para os detalhes:
→ O nome da organização é: Volunteer Africa 32º south
→ Projeto: Community Pre - School Project
→ Nome da creche: Ikhwelomso Creche
→ Local: Chintsa East - South Africa
COMO CHEGAR EM CHINTSA?
Para chegar até Chintsa, você precisa voar até East London, aeroporto mais perto da cidade. Tem voos diários de Joanesburgo e Cape Town.
Voei com a low cost KULULA, preço ótimo e não tive nenhum problema com eles
De East London até Chintsa vai mais 1 horinha, não sei de transporte publico que faça esse caminho, você precisa combinar com o dono da organização quem irá te buscar, geralmente ta tudo incluso no valor que você paga pra ele.
QUANTO TEMPO FICAR?
Eu fiquei 2 semanas, porém eu recomendo 1 mês.
Se por acaso você estiver pensando no assunto sobre voluntariado ou sobre a cidade, só tenho coisas boas pra te falar. Eu amei e voltaria todo ano se pudesse. Qualquer duvida podem entrar em contato comigo que passo mais infos.
Espero que esse post tenha te ajudado a planejar sua viagem para a África.
Compartilha com os amigos e me segue no instagram (@vicviaja_)
➤ Todos os links desse post são parceiros do blog. Você não paga nada a mais para clicar neles, MAS me ajuda a receber uma pequena comissão. Se você gosta do meu trabalho, utilize os links e colabore com o blog. Obrigada ❥
Comments