top of page
Buscar
Victoria Bueno

Passo a passo para organizar os gastos da sua viagem

ORGANIZANDO OS GASTOS DA SUA VIAGEM



Organizar uma viagem já não é tarefa fácil, organizar os gastos pode ser mais difícil ainda. Requer uma paciência e estudo do local que você deseja ir para se planejar financeiramente e não ter nenhuma supressas no meio do caminho.


Como a maioria das pessoas precisam de um planejamento certeiro em relação ao financeiro da viagem, vou te ajudar nesse post como EU organizo e me planejo em relação aos gastos. O passo a passo que eu utilizo para organizar meus gastos é: passagem, hospedagem, alimentação, seguro saúde, chip, transporte, passeios e extras. Pronto, esses serão seus gastos.

Agora bora que vou te ensinar como calcular cada item, mas antes uma pergunta importante: que tipo de viajantes você é?


Claro que essa pergunta é a mais importante, não é todo mundo que tem um estilo low coast ou um padrão luxo. Cada viajante tem seu próprio perfil, então o primeiro passo para esse planejamento é definir seu estilo. Você pode almoçar com 5 doláres ou com 100. Só usar transporte público ou somente taxi.


DEPOIS DE DEFINIR SEU ESTILO, BORA PRO PASSO A PASSO:


ps: aqui não está incluso gastos pré viagem, como visto e passaporte. Não esqueça de colocar isso no seu orçamento.


1. PASSAGEM AÉREA

Bom, começamos o que pode ser o item mais caro da sua viagem (salvo exceções de quem utiliza as milhas). Há vários cursos por ai de como você pode fazer para comprar passagens baratas, qual o melhor horário, que dia você acha mais promoção. E já te adianto: muitas dessas teorias não tem fundamento, mas tem uma coisa que é certeira: pesquisa.


Há diversos buscadores hoje em dia muito bons e confiáveis, então faça a mesma pesquisa em diferentes lugares e ache qual o melhor preço ou melhor escolha pra você:


- SKYSCANNER

- GOOGLE FLIGHTS

- DECOLAR

- KAYAK

- VIAJANET


2. HOSPEDAGEM


Outro tópico que pode encarecer um pouco sua viagem é a hospedagem. Quando disse ali em cima que o tipo de viajante que você é pode influenciar muito no preço, a hospedagem é um dos pontos importantes. Pessoas que estão viajando low coast, geralmente se hospedam em hostels e utilizam quartos compartilhados o que deixa sua viagem muito mais barata.


Vou listar alguns buscadores de hospedagem que tem tanto hostel como hotel, assim você pode escolher o que mais se encaixa com você

- BOOKING

- AIRBNB

- HOSTELWORLD

- COUCHSURFING


3. ALIMENTAÇÃO


Eu geralmente consigo economizar bastante em comida porque não tenho muito problema de comer em barraquinhas de rua, onde as comidas são mais baratas. Eu sei que tem gente, que não consegue abrir mão de comer em um restaurante ou em lugar melhor.


Se você assim como eu, não faz questão de restaurante você acha várias comidas de rua, geralmente comidas típicas muito baratas. Você não precisa comer todos os dias na rua, pode sim intercalar com algum restaurante algum dia e assim equilibrar seu orçamento.


A minha dica é: compre no mercado e cozinhe em casa. Se você tiver em hostel ou apartamento, essa será sua melhor opção simples e saudável. Se caso você estiver hospedado em HOTEL, a maioria dos mercados pelo mundo oferece comidas prontas também, bem mais barato que restaurante. A maioria das minhas viagens, tinha refeição que eu gastava U$ 2 e tinha algumas que eu gastei U$ 10


Para saber quanto você irá gastar no destino que você for, disponibilizei links no final do post onde você pode consultar pais por pais para saber a média de preço que você irá pagar em 1 restaurante por exemplo.


Nas ultimas viagens que eu fiz, separei U$10 por dia para alimentação, e na maioria das vezes gastei menos. Isso porque fui mais para Europa, onde as coisas são mais caras. América do sul e Ásia por exemplo você com certeza irá gastar menos que isso.


4. SEGURO VIAGEM

O item MAIS IMPORTANTE da sua trip. Não viaje sem seguro saúde, isso pode complicar muito sua vida e acabar com sua viagem.


Eu uso e indico a Seguros Promo, no site deles você pode fazer uma comparação detalhada de maneira rápida e fácil os preços de diferentes de seguros ofertados, analisando qual possui o melhor custo benefício para a sua viagem.


Em alguns países a contração de um seguro viagem é obrigatória. A maior parte deles fica na Europa e é signatária do Tratado de Schengen, que estabelece a obrigatoriedade da contratação de um seguro viagem no valor mínimo de € 30.000 euros para todos os turistas.


Venezuela, Equador, Cuba e Austrália também possuem contratação obrigatória do seguro viagem .


SEGURO VIAGEM INTERNACIONAL C/ DESCONTO:


5. CHIP CELULAR


O CHIP de internet, não vai ser um valor extremamente alto porém, vai entrar no seu orçamento. Todas as viagens que eu fiz, comprei chip antecipadamente aqui no Brasil, para já chegar no aeroporto com ele funcionando. Quase sempre que eu fazia isso acabei me dando mal, o chip sempre dava problema, principalmente esses famosos que a galera divulga hehe.


Eu sempre soube que a melhor opção e provavelmente a mais barata, é você chegar no aeroporto e comprar seu chip no país de destino. Porém, as vezes eu ficava com medo, eu uso o celular pra tudo e sempre preciso dele para sair do aeroporto. As vezes o voo chegava de madrugada, ai não teria nada aberto para comprar o chip, então tudo precisa ser levado em consideração


6. TRANSPORTE


Quando eu coloco transporte, pode ser:


- transporte publico dentro da cidade

- táxi ou uber

- Deslocamento entre cidades ou países

- Aluguel de carro


Se estiver na Europa, indico olhar o: OMIO

No omio ele da preços de trem, ônibus e avião e diz qual é o mais rápido e o mais barato.


Em deslocamentos internos, use e abuse do google maps, só colocar onde você está e para onde está indo ele te da certinho como chegar lá, qual ônibus ou metro pegar. É bem fácil


7. PASSEIOS


Muitos países que você irá visitar você vai ter um gasto significativo com passeios. As vezes ir por conta própria não compensa, ou simplesmente não tem essa opção. Em alguns países da Ásia, como Tailândia por exemplo, você vai gastar com passeios para conhecer as ilhas e em lugares como Atacama, mesmo indo por conta própria você precisa contar os gastos como a entrada nos parques ou deslocamento de ônibus ou gasolina.


No tópico passeios eu coloco quando fecho com agência, algum tour. Coloco também entrada de algum ponto turístico (por exemplo: entrada no Louvre ou subir na Torre Eiffel)


Para calcular direitinho esse tópico, aconselho a já fazer um levantamento antes de quais pontos turísticos você vai visitar, quais necessitam ir com o guia, qual o valor das entradas e etc.


8. EXTRAS


Esse "extras" pode te causar uma dor de cabeça lá na frente se não for bem controlado.

Aqui vai entrar as lembrancinhas, souvenirs, compras pessoais ou alguma emergência que você teve, como compra de remédios.

Espero que esse post tenha te ajudado a planejar os gastos de sua viagem


Compartilha com os amigos e me segue no instagram (@vicviaja_)

➤ Todos os links desse post são parceiros do blog. Você não paga nada a mais para clicar neles, MAS me ajuda a receber uma pequena comissão. Se você gosta do meu trabalho, utilize os links e colabore com o blog. Obrigada ❥


Leia também:




182 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page