Certamente você já viu alguma dessas fotos com solo branquinho e infinito que atrai turistas do mundo inteiro. Estamos falando do Salar de Uyuni, localizado a sudoeste da Bolívia, próximo a Uyuni e Potosí. É considerado o maior deserto de sal do mundo com 12.000 km² de extensão esta a 3.600M de altitude. Este post vai te ajudar e te inspirar a conhecer esse lugar incrível e tirar todas as suas dúvidas de como é a travessia ao SALAR DE UYUNI:
A formação do Salar se deu a milhares de anos, resultado da transformação de diversos lagos que evaporaram e formaram um mar de sal. A paisagem do lugar é impressionante e vale MUITO a visita. A estimativa é que tenha mais de 600 bilhões de toneladas de sal por lá e dizem que pode ser visto do espaço.
▷ COMO CHEGAR ATÉ O SALAR DE UYUNI:
Para chegar até o Salar você tem 2 possibilidades: ir de Uyuni (Bolívia) ou ir do Atacama (Chile). Nas duas opções você pode começar em 1 lugar e terminar no outro, como eu fiz. Há diversos tour saindo tanto do Atacama como de Uyuni, é só você pesquisar o que mais se encaixa com você, lendo relatos de outras pessoas que foram.
Os roteiros em si não mudam quase nada de agência em agência, porém tem alguns pontos que são importantes ver, como a acomodação, alimentação, entre outros.
OS TOURS:
Saindo do Atacama:
3 dias/2 noites - acabando em Uyuni
4 dias/3 noites - voltando para o Atacama
Saindo de Uyuni:
3 dias/2 noites - acabando no Atacama
4 dias/3 noites - voltando para Uyuni
É obrigatório contratar um tour?
NÃO, mas é altamente recomendado, já que não possui sinalização é muito difícil andar por lá.
OBS: se você quiser só visitar o Salar e não fazer a travessia inteira, também tem agencias em Uyuni oferecendo essa opção.
▷ QUANDO IR AO SALAR DE UYUNI:
Dezembro a abril: verão, época de chuva.
Maio a novembro: época de seca, dias ensolarados e noite fria
A maior parte do ano o Salar fica todo seco, mas no verão com as chuvas o efeito fica espelho, refletindo o céu e as nuvens. Eu infelizmente não consegui ir nessa época, mas vale lembrar que tudo tem o lado bom e lado ruim. O lado bom é ver esse espelho formado o que rende um visual incrível mas a parte ruim é que se chove muito alguns lugares do Salar podem ficar interditados. PORÉM, acho que vale muito a visita nessa época e morro de vontade de voltar pra ver
▷ MINHA EXPERIÊNCIA:
Agência que eu fechei: Cordillera Traveller
Valor: U$ 200
Data: setembro - 2019
Tour: saindo do Atacama 3 dias/2 noites finalizando em Uyuni
Incluso: acomodação, alimentação, transporte (4x4 que vai até 6 pessoas) e guia.
Não incluso: banheiros e entradas para o parque.
Ps: não reservei o tour antecipadamente, fui na agência la no Atacama assim que cheguei e fechei, foi bem tranquilo.
▷ ROTEIRO 3 DIAS PELO SALAR DE UYUNI:
DIA 1:
A van da agência me buscou no hotel por volta das 7h da manhã e seguiu até a fronteira da Bolívia em um trajeto de mais ou menos 1 hora. Vá bem agasalhado, costuma fazer muito frio por conta da altitude. Lá você vai entregar seu passaporte e o PDI formalizando sua saída do Chile. Ao passar pela imigração, você encontra seu guia boliviano e as outras pessoas que vão com você. Depois de carimbar o passaporte na fronteira boliviana, o tour começa.
As paradas foram:
- lagunas blanca e verde
- Aguas termales de Polques
- Geyser Sol de Manana
Laguna verde:
Pegamos muita neve pelo caminho então deixamos a laguna colorada pro dia seguinte. Lá pras 18h já fomos para o hostel e que experiência. O hostel ficava a mais de 4.500M de altitude, um frioooo danado. Não tinha aquecimento, internet e banho muito menos hahaha eu adoro esses perrengues e amei a experiência. A, acho que não contei mas sinal de celular só funcionou quando cheguei em Uyuni ok? Então é desconectado de tudo. O frio era demais então você pode alugar seu saco de dormir lá mesmo, é bem barato.
DIA 2:
Acordei, tomei café e fui apreciar o visual do lado de fora que estava tudo coberto de neve. Seguimos viagem e as paradas foram:
- Laguna colorada
- Deserto de Dalí
- Bosque de Piedra
Finalizado segundo dia, fomos para o HOTEL DE SAL ontem passaria minha ultima noite. O hotel é incrível e todo feito de sal, diferente do primeiro esse dai já tinha bem mais estrutura e BANHO QUENTE <3 serviram o jantar (com vinho rs) e fomos dormir porque no dia seguinte veríamos o sol nascer no Salar.
DIA 3:
Acordamos as 4 da matina e já fomos para o Salar ver o nascer do sol, é realmente incrível. Depois visitamos uma "ilha de cactos" que tem NO MEIO DO SALAR, tomamos café da manha por lá e depois fomos tirar aquelas fotos engraçadas que da pra fazer com o chão branquinho. NÃO RI:
Depois de Salar fomos até o cemitério de trens abandonados, nossa ultima parada.
Chegamos em Uyuni, me deixaram na agência onde fiquei esperando dar o horário do meu ônibus para La Paz.
A experiência foi incrível aconselho todo mundo que tiver oportunidade de fazer, são memorias que ficarão guardadas para sempre. Fui sozinha e no meu carro tinha mais 2 italianas super fofas!
▷ QUANTO DINHEIRO LEVAR:
Você precisará pagar algumas coisas pelo caminho, como entrada para os parques e banheiros. Eu indico levar 300 bolivianos, levei isso e sobrou. Troquei meu dinheiro no Atacama, em uma casa de câmbio que tava com ótima cotação para o real: LA LLAMITA - Toconao 447-A
▷ O QUE LEVAR AO SALAR:
Fazer a mala para o Salar de Uyuni pode ser um desafio, isso porque você irá enfrentar as mais diferentes temperaturas. No inicio da manhã você irá pegar temperaturas baixas, a tarde o sol vai ser forte e a noite o frio volta de novo, então meu conselho é se vestir em camadas para estar preparado para qualquer tipo de temperatura.
Se sua viagem está marcada para o verão, esse conselho também vale para você. Lá mesmo nessa época, as temperaturas a noite e de manhã são bem baixas
▷ VIAJE COM SEGURANÇA:
Antes de viajar, contrate um seguro viagem para viajar com tranquilidade e sem imprevistos. Eu uso e indico o SEGUROS PROMO e descolei um desconto usando meu cupom VICVIAJA5 ou clique no card abaixo.
Espero que esse post tenha te ajudado a planejar sua viagem para o Salar de Uyuni. Compartilha com os amigos e me segue no instagram (@vicviaja_) onde mostrei mais sobre meu dia a dia por lá.
➤ Todos os links desse post são parceiros do blog. Você não paga nada a mais para clicar neles, MAS me ajuda a receber uma pequena comissão. Se você gosta do meu trabalho, utilize os links e colabore com o blog. Obrigada ❥
Até a próxima.
Comments